quinta-feira, 28 de abril de 2011

ATIVIDADE SEMANA 7 AULA 7 - ENSINO MÉDIO 1°, 2°, E 3°

CAROS ALUNOS LOGO ABAIXO ESTÃO ALGUNS TEMAS QUE VCS DEVERÃO PESQUISAR E SE INTEIRAR DO ASSUNTO, POIS É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA SUA PREPARAÇÃO PARA A OBA.....


*COMO É A ÓRBITA DE UM SATÉLITE EM TORNO DA TERRA?
*FASES DA LUA.
*CONSTELAÇÃO DE ÓRION ( NOME DAS PRINCIPAIS ESTRELAS)
*MOVIMENTO DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO DA TERRA
*MOVIMENTO DA LUA EM TORNO DA TERRA
*ENERGIA
*PLANETAS GASOSOS E TELÚRICOS
*LEIS DE KEPLER
*CONSTELAÇÃO DE CENTAURO( CRUZEIRO DO SUL)

ATIVIDADE SEMANA 7 AULA 7 - 9° ANO

Caros alunos em anexo alguns temas de suma importância para sua preparação para a OBA, QUE SERÁ NO DIA 13/05/2011. PESQUISE E ESTUDE MUITO.... UM ABRAÇO A TODOS PROF. CESAR


*COMO É A ÓRBITA DE UM SATÉLITE EM TORNO DA TERRA?
*FASES DA LUA.
*CONSTELAÇÃO DE ÓRION ( NOME DAS PRINCIPAIS ESTRELAS)
*MOVIMENTO DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO DA TERRA
*MOVIMENTO DA LUA EM TORNO DA TERRA
*ENERGIA

domingo, 10 de abril de 2011

ATIVIDADE SEMANA 6 AULA 7 - TODAS AS SÉRIES

ESTA SEMANA VOCÊS DEVERÃO FAZER AS ATIVIDADES PRATICAS ENCONTRADAS ABAIXO, LEMBRANDO QUE OS LINKS VÃO AJUDAR E MUITO VOCÊS. ESTA ATIVIDADE É PARA OS ALUNOS QUE FARÃO A PROVA DA OBA DO DIA 13 DE MAIO.....  QUALQUER DUVIDA POSTE EM COMENTÁRIO.......




ATIVIDADE 1 DISTANCIA DOS PLANETAS AO SOL
   
   Quando os livros abordam o tema "Sistema Solar", geralmente trazem uma figura esquemática do mesmo. Esta figura, normalmente é constituída pelo Sol e planetas, sendo que não estão em escala os diâmetros do Sol e dos planetas e nem tão pouco as distâncias dos planetas ao Sol e não há nenhuma referência nos textos para esse fato. Apesar de não estarem em escalas, os planetas maiores são representados por círculos grandes e os planetas menores por círculos pequenos, mas tão fora de escala que a Terra parece ser a metade de Júpiter e este, 3 ou 4 vezes menor que o Sol. Um procedimento experimental para resolver este problema será apresen- tado num outro experimento. Outro problema dos livros didáticos é sobre as distâncias dos planetas ao Sol. Estas figuras nunca obedecem a uma escala para as distâncias. A figura passa a noção errada de que os planetas estão eqüidistantes uns dos outros. Quando o livro tenta ser mais claro ele coloca uma tabela com as distâncias ao Sol. São números enormes, sendo que ninguém consegue imaginar tais distâncias, e eles não conseguem dar nenhuma noção, aproximada que seja, da distribuição dos planetas ao redor do Sol. É objetivo deste trabalho oferecer uma solução simples para este problema.
              Damos, a seguir, uma sugestão de como resolver o problema da visualização das distâncias médias dos planetas ao Sol.
As distâncias dos planetas ao Sol:
         Para darmos uma idéia correta das distâncias médias dos planetas ao Sol, sugerimos que sejam reduzidas as distâncias médias, dos planetas ao Sol, através de uma escala(1) . Por exemplo, se adotamos a escala de 10 milhões de quilômetros para cada 1 cm de papel, teremos Mercúrio a 5,8 cm do Sol, pois sua distância média ao Sol é de 58 milhões de quilômetros; Vênus estaria a 10,8 cm do Sol, pois sua distância média é de 108 milhões de quilômetros, e assim para os demais planetas.
        Desenvolvemos esta atividade com os alunos da seguinte maneira: providenciamos tiras de papel, com largura de, aproximadamente, 7 cm e comprimento de 6m. Desenhamos uma bolinha (com 5 ou 10 mm de diâmetro) numa das extremidades da tira para representar o Sol, a partir dessa bolinha desenhamos outra (com 5 ou 10 mm de diamêtro) a 5,8 cm para representar Mercúrio, Vênus estaria a 10,8 cm do Sol, a Terra fica a 15,0 cm do Sol, Marte fica a 22,8 cm, Júpiter a 77,8 cm, Saturno a 143,0 cm, Urano a 287,0 cm, Netuno a 450,0 cm e, finalmente, Plutão (o planeta anão) a 590,0 cm do Sol (todas as distâncias são em relação ao Sol (primeira bolinha)). Colocamos o nome do Sol e de cada planeta sobre cada bolinha. Esticamos a tira e teremos uma visão exata da distribuição das distâncias médias dos planetas ao Sol.
          Esta é uma atividade que o aluno pode fazer em casa ou em sala aula e, é claro, a tira fica com ele, para que possa mostrá-la aos familiares e amigos.
         Só mesmo fazendo a tira toda para percebermos como os planetas mais distantes estão incrivelmente mais distantes do Sol, do que os planetas Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.


ATIVIDADE 2 - 1° LEI DE KEPLER



A lei de Kepler a qual se refere o presente trabalho é uma lei empírica de Johan Kepler (1571- 1630)  e resultou da observação da órbita dos planetas, em particular do planeta Marte e diz:
“A órbita de todos os planetas em torno do Sol é uma elipse e o Sol ocupa um dos focos dessa elipse”.
A elipse é uma figura geométrica e seus elementos básicos são:
1. eixo maior A
2. eixo menor B
3. os focos f1 e f2 
4. a excentricidade e
A distância focal F é compreendida pelo segmento f1f2, e é fácil notar que quanto mais F tende a zero, mais a elipse se aproxima de um círculo. Essa idéia é importante pois, a órbita dos planetas é elíptica, mas muito próximas de uma trajetória circular. É aqui que o conceito de excentricidade se torna relevante. A excentricidade de uma elipse é dada pela relação:
e = A/F
A órbita do planeta Terra tem excentricidade e = 0,017 enquanto o planeta Plutão tem excentricidade e = 0,25. Em nossa atividade usaremos uma excentricidade de 0,3 para efeitos didáticos, que nos dá uma idéia mais real da forma das órbitas planetárias do que a maioria dos livros e manuais, onde a elipse é exagerada.









ATIVIDADE 3 - Comparação dos volumes da Terra e da Lua.

Comparação dos volumes da Terra e da Lua.
Aparentemente a Lua e o Sol têm o mesmo tamanho, pelo menos é o que parece quando olhamos os dois lá no céu. O tamanho angular dos dois é quase o mesmo, mas isso porque a Lua está muito mais próxima da Terra do que o SolVamosAtividade Recorte um disco de cartolina, azul por exemplo, para representar a Terra, com 15 cm de diâmetro e recorte outro disco de cartolina, por exemplo, amarela, com 4,1 cm para representar a Lua. Temos assim, nas mãos, uma forma de comparar os discos da Terra e da Lua, que é mais eficiente para fazer o aluno perceber a grande diferença que existe entre os tamanhos da Terra e da Lua do que comparando os números de seus diâmetros ou volumes. Se for usada uma cartolina branca para ambos os discos, pode-se, por exemplo, pintá-los com as cores típicas da Terra e da Lua, ou seja, azul e dourada. Porém, se quiser fazer uma comparação ainda mais concreta, transforme os discos em esferas, usando para isso massa de modelar, argila, durepox, bolas de isopor, massa de pão, ou simplesmente,  o que é mais fácil, amassando jornal ou qualquer outro papel do mesmo tipo e envolva-o com papel alumínio. O papel alumínio permite segurar o jornal amassado e ao mesmo tempo permite dar o formato esférico. Sugerimos este procedimento para se fazer a Terra e a Lua. Para se saber se estão do tamanho certo, basta colocar as esferas da Terra e da Lua sobre os seus respectivos discos.Obviamente você pode fazer esta comparação escolhendo uma escala qualquer, pois é uma simples regra de três. Na figura abaixo estão dois discos, um para a Terra e outro para a Lua. Estão noutra escala, mas ainda assim mostram as proporções entre Terra e Lua. Não os desenhamos com as dimensões mencionadas acima, pois não caberiam nesta folha. Se você não tiver compasso, pode até usar a figura abaixo.Comparação entre os discos da Terra e da LuaObservação. No site do PONTOCIENCIA colocamos uma seqüência de fotos e explicações mostrando detalhadamente como fazer esta atividade. Quem desejar, pode ir até o link abaixo: