segunda-feira, 23 de maio de 2011

ATIVIDADE 8 - SEMANA 8 - 3° ANO

Caros alunos abaixo vocês encontrarão um vídeo, para ajuda-los na compreensão dos conceitos trabalhados em sala de aula , além de exercícios para preparação para nossa avaliação....... prof cesar



01. (UNISA) Um condutor de cobre apresenta 1,0km de comprimento por 10mm2 de secção e uma resistividade de 0,019ohm/mm2. Aplicando-se uma diferença de potencial de 38V, que intensidade de corrente elétrica irá percorrer o fio? 
a) 10A
b) 20A
c) 30A
d) 40A
e) 50A     
 resp - B

02. (UEPA) Os choques elétricos produzidos no corpo humano podem provocar efeitos que vão desde uma simples dor ou contração muscular, até paralisia respiratória ou fibrilação ventricular. Tais efeitos dependem de fatores como a intensidade de corrente elétrica, duração, resistência da porção do corpo envolvida. Suponha, por exemplo, um choque produzido por uma corrente de apenas 4mA e que a resistência da porção do corpo envolvida seja de 3000W. Então, podemos afirmar que o choque elétrico pode ter sido devido ao contato com:  
a) Uma pilha grande 1,5V.
b) Os contatos de uma lanterna contendo uma pilha grande 6,0V.
c) Os contatos de uma bateria de automóvel de 12V.
d) Uma descarga elétrica produzida por um raio num dia de chuva.
e) Os contatos de uma tomada de rede elétrica de 120V.  
 resp-C

03. (UEL - PR) Três condutores X, Y e Z foram submetidos a diferentes tensões U e, para cada tensão, foi medida a respectiva corrente elétrica I, com a finalidade de verificar se os condutores eram ôhmicos. Os resultados estão na tabela que segue: 

condutor X
condutor Y
condutor Z
I(A)
U(V)
I(A)
U(V)
I(A)
U(V)
0,30
1,5
0,20
1,5
7,5
1,5
0,60
3,0
0,35
3,0
15
3,0
1,2
6,0
0,45
4,5
25
5,0
1,6
8,0
0,50
6,0
30
6,0
De acordo com os dados da tabela, somente:  

      a) o condutor X é ôhmico;
      b) o condutor Y é ôhmico;
      c) o condutor Z é ôhmico;
      d) os condutores X e Y são ôhmicos;
      e) os condutores X e Z são ôhmicos.   

resp-E

04. (UNICAP - PE) Uma diferença de potencial de 12V é aplicada num conjunto de três resistores associados em paralelo com valores, em ohms, iguais a 2,0, 3,0 e 6,0. A corrente elétrica, em ampères, no resistor maior, será: 

      a) 2,0
      b) 4,0
      c) 6,0
      d) 8,0
      e) 12   
 05. (Fei-SP) Qual a resistência equivalente da associação a seguir?

a) 80 W     b) 100 W    c) 90 W    d) 62 W     e) 84 W
letra d
06. (UEL-PR) No circuito representado no esquema a seguir, a resistência de R2 é igual ao triplo da resistência R1.

O valor do resistor R, em ohms, é igual a:
a) 20   b) 10    c) 5,0     d) 3,6     e) 1,8



07. (PUCCamp-SP) A figura abaixo representa o trecho AB de um circuito elétrico, onde a diferença de potencial entre os pontos A e B é de 30 V.

A resistência equivalente desse trecho e as correntes nos ramos i1 e i2 são, respectivamente:
a) 5
W; 9,0 A e 6,0 A    b) 12 W; 1,0 A e 1,5 A
c) 20
W; 1,0 A e 1,5 A    d) 50 W; 1,5 A e 1,0 A
e) 600
W; 9,0 A e 6,0 A
08. (Mackenzie-SP) Entre os pontos A e B do trecho do circuito elétrico abaixo, a ddp é 80 V. A potência dissipada pelo resistor de resistência 4 W é:

a) 4 W
b) 12 W
c) 18 W
d) 27 W
e) 36 W
letra e



sexta-feira, 20 de maio de 2011

ATIVIDADE 8 - SEMANA 8 - 1° ANO

Caros alunos abaixo vocês encontrarão um alguns links que contém videos de suma importância para que vocês  consigam formular seus conhecimentos já adquiridos em sala de aula. Além disso vocês encontrarão abaixo exercícios para resolverem....


http://www.youtube.com/watch?v=Gw58f5j6KfE


www.youtube.com/watch?v=PDRPKxf0bYk



Força Peso
Quando falamos em movimento vertical, introduzimos um conceito de aceleração da gravidade, que sempre atua no sentido a aproximar os corpos em relação à superficie.
Relacionando com a 2ª Lei de Newton, se um corpo de massa m, sofre a aceleração da gravidade, quando aplicada a ele o principio fundamental da dinâmica poderemos dizer que:
A esta força, chamamos Força Peso, e podemos expressá-la como:
ou em módulo: 
O Peso de um corpo é a força com que a Terra o atrai, podendo ser váriável, quando a gravidade variar, ou seja, quando não estamos nas proximidades da Terra.
A massa de um corpo, por sua vez, é constante, ou seja, não varia.
Existe uma unidade muito utilizada pela indústria, principalmente quando tratamos de força peso, que é o kilograma-força, que por definição é:
1kgf é o peso de um corpo de massa 1kg submetido a aceleração da gravidade de 9,8m/s².
A sua relação com o newton é:

Saiba mais...
Quando falamos no peso de algum corpo, normalmente, lembramos do "peso" medido na balança.
Mas este é um termo fisicamente errado, pois o que estamos medindo na realidade, é a nossa massa.

Além da Força Peso, existe outra que normalmente atua na direção vertical, chamada Força Normal.
Esta é exercida pela superfície sobre o corpo, podendo ser interpretada como a sua resistência em sofrer deformação devido ao peso do corpo. Esta força sempre atua no sentido perpendicular à superfície, diferentemente da Força Peso que atua sempre no sentido vertical.
Analisando um corpo que encontra-se sob uma superfície plana verificamos a atuação das duas forças.
Para que este corpo esteja em equilíbrio na direção vertical, ou seja, não se movimente ou não altere sua velocidade, é necessário que os módulos das forças Normal e Peso sejam iguais, assim, atuando em sentidos opostos elas se anularão.

Por exemplo:
Qual o peso de um corpo de massa igual a 10kg:
(a) Na superfície da Terra (g=9,8m/s²);
(b) Na supefície de Marte (g=3,724m/s²).

(a) 

(b) 
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

01. (CESGRANRIO) A força da atração gravitacional entre dois corpos celestes é proporcional ao inverso do quadrado da distância entre os dois corpos. Assim é que, quando a distância entre um cometa e o Sol diminui da metade, a força de atração exercida pelo Sol sobre o cometa: 

a) diminui da metade;
b) é multiplicada por 2;
c) é dividida por 4;
d) é multiplicada por 4;
e) permanece constante.  


resp - D

02. Considere um corpo A de massa 20kg. Para que este corpo atraia o planeta Terra com uma força de 50N, sua distância à superfície terrestre deve ser aproximadamente igual: 

a) ao raio da Terra;
b) ao dobro do raio da Terra;
c) ao quádruplo do raio da Terra;
d) à metade do raio da Terra;
e) a um quarto do raio da Terra.  

resp - A

3 - Calcule a força de atração gravitacional entre o Sol e a Terra. Dados: massa do Sol = 2.1030 kg, massa da Terra = 6.1024 kg, distância entre o centro do Sol e o centro da Terra = 1,5.1011 m e G = 6,7. 10-11 N.m2/kg2.
Usando a Lei de Gravitação Universal, temos: , substituindo os valores dados na equação, obtemos: 


4 - Determine a força de atração gravitacional da Terra sobre a Lua, sendo dados: massa da Lua = 1.1023 kg; massa da Terra = 6.1024 kg; distância do centro da Terra ao centro da Lua = 4.105 km; G = 6,7. 10-11 N.m2/kg2.
Usando a Lei de Gravitação Universal, temos: ,
 substituindo os valores dados na equação, notando que 4.105 km = 4.108 m, 

05. Considere o mecanismo indicado na figura onde as roldanas e os fios são ideais. Despreze o efeito do ar. 
Sabendo que o peso do bloco é de 1000 N qual é a força que o operário aplicou ao fio.

ATIVIDADE 8 - SEMANA 8 - 2° ANO







Caros alunos acima vocês encontrarão um vídeo que será de ajuda para o entendimento do conteúdo abordado durante as aulas. E exercícios para vocês resolverem...

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS:
1. Duas barras de 3 metros de alumínio encontram-se separadas por 1cm à 20°C. Qual deve ser a temperatura para que elas se encostem, considerando que a única direção da dilatação acontecerá no sentido do encontro? Sendo .
Sendo a dilatação linear dada por:
Mas a variação no comprimento das barras deve ser apenas 0,5cm = 0,005m, pois as duas barras variarão seu comprimento, então substituindo os valores:

2. Um fazendeiro quer cercar com arame um terreno quadrado de lados 25m e para isso adquire 100m de fio. Fazendo o cercado, o fazendeiro percebe que faltaram 2cm de fio para a cerca ficar perfeita. Como não quer desperdiçar o material e seria impossível uma emenda no arame, o fazendeiro decide pensar em uma alternativa. Depois de algumas horas, ele percebe que naquele dia a temperatura da cidade está mais baixa do que a média e decide fazer cálculos para verificar se seria possível utilizar o fio num dia mais quente, já que ele estaria dilatado. Sabendo que o acréscimo no comprimento do fio é proporcional ao seu comprimento inicial, ao seu coeficiente de dilatação linear e à variação de temperatura sofrida, calcule o aumento de temperatura que deve ocorrer na cidade para que o fio atinja o tamanho desejado. (Dado: coeficiente de dilatação térmica linear do fio = .)
Sendo a dilatação linear dada por:
Lembrando que as unidades de comprimento devem estar no mesmo sistema de unidades, a variação deve ser igual a 0,02m:

Dilatação Superficial:
1. Uma peça de zinco é constituída a partir de uma chapa de zinco com lados 30cm, da qual foi retirado um pedaço de área 500cm². Elevando-se de 50°C a temperatura da peça restante, qual será sua área final em centímetros quadrados? (Dado ).
Primeiramente deve-se calcular a área da peça final que é dada pela subtração da área de 500cm² pela área inicial, que é:
Portanto, a área da peça é:
Sendo a dilatação superficial dada por:
Mas:
Substituindo os valores na equação:
Assim, a área final será:


Dilatação Volumétrica:
1. Um paralelepípedo de uma liga de alumínio () tem arestas que, à 0°C, medem 5cm, 40cm e 30cm. De quanto aumenta seu volume ao ser aquecido à temperatura de 100°C?
Primeiramente deve-se calcular o volume do paralelepípedo à 0°C:
Sendo a dilatação volumétrica dada por:
Mas:
Substituindo os valores na equação:



EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

01. (MACKENZIE) Ao se aquecer de 1,0ºC uma haste metálica de 1,0m, o seu comprimento aumenta de 2,0 . 10-2mm. O aumento do comprimento de outra haste do mesmo metal, de medida inicial 80cm, quando a aquecemos de 20ºC, é:  
a) 0,23mm
b) 0,32 mm
c) 0,56 mm
d) 0,65 mm
e) 0,76 mm            

resp- B

02. (UELON-PR) O volume de um bloco metálico sofre um aumento de 0,60% quando sua temperatura varia de 200ºC. O coeficiente de dilatação de dilatação linear médio desse metal, em ºC-1,vale: 

a) 1,0.10-5
b) 3,0.10-5
c) 1,0.10-4
d) 3,0.10-4
e) 3,0.10-3   
resp- A


03. (UNIRIO) Um bloco de certo metal tem seu volume dilatado de 200cm3 para 206cm3, quanto sua temperatura aumenta de 20ºC para 520ºC. Se um fio deste mesmo metal, tendo 10cm de comprimento a 20ºC, for aquecido até a temperatura de 520ºC, então seu comprimento em centímetro passará a valer:  

a) 10,1
b) 10,2
c) 10,3
d) 10,6
e) 11,2   


resp.  A
09. (ITA) Um bulbo de vidro cujo coeficiente de dilatação linear é 3 x 10-6 °C-1 está ligado a um capilar do mesmo material. À temperatura de -10,0°C a área da secção do capilar é 3,0 x 10-4cm2 e todo o mercúrio, cujo coeficiente de dilatação volumétrico é 180 x 10-6 °C-1, ocupa o volume total do bulbo, que a esta temperatura é 0,500cm3. O comprimento da coluna de mercúrio a 90,0°C será:  

      a) 270mm
      b) 257mm
      c) 285mm
      d) 300mm
      e) 540mm   

 resp - C


04. (UNIRIO) Um industrial propôs construir termômetros comuns de vidro, para medir temperaturas ambientes entre 1°C e 40°C, substituindo o mercúrio por água destilada. Cristóvão, um físico, se opôs, justificando que as leituras no termômetro não seriam confiáveis, porque:  

      a) a perda de calor por radiação é grande;
      b) o coeficiente de dilatação da água é constante no intervalo de 0°C a 100°C;
      c) o coeficiente de dilatação da água entre 0°C e 4°C é negativo;
      d) o calor específico do vidro é maior que o da água;
      e) há necessidade de um tubo capilar de altura aproximadamente 13 vezes maior do que o exigido pelo  mercúrio.  


resp- C





                                                                                                                                                                                                                                                          

ATIVIDADE 8 - SEMANA 8 - NONO ANO

Caros alunos desculpe-me pela demora da postagem, estou enviando um vídeo que se encontra no link abaixo, e exercícios resolvidos e propostos a respeito do assunto que se trata nossa prova, é importante que todos resolvam os exercícios.
http://www.youtube.com/watch?v=vzGgMe6eAwU&feature=related


Exercícios resolvidos:

1) Um corpo de massa 4 kg encontra-se a uma altura de 16 m do solo. Admitindo o solo como nível de referência e supondo g = 10 m/s2, calcular sua energia potencial gravitacional.

Resolução:
                  è           è

2) Um corpo de massa 40 kg tem energia potencial gravitacional de 800J em relação ao solo. Dado g = 10 m/s2 , calcule a que altura se encontra do solo.

Resolução:
  è       è    è

b) Energia Potencial Elástica (EPE)

É a energia armazenada em uma mola comprimida ou distendida.
Matematicamente

Texto explicativo retangular: onde k é a constante elástica da mola e x é a deformação da mola (quanto a mola foi comprimida ou distendida)
 





Exercícios resolvidos:

3) Uma mola de constante elástica k = 400 N/m é comprimida de 5 cm. Determinar a sua energia potencial elástica.

Resolução: è         è

4) Qual é a distensão de uma mola de constante elástica k = 100 N/m e que está armazenando uma energia potencial elástica de 2J?

Resolução: èèè

2) Energia Cinética (EC)

                Todo corpo em movimento possui uma energia associada a esse movimento que pode vir a realizar um trabalho (em uma colisão por exemplo). A essa energia damos o nome de energia cinética.

Matematicamente


Exercícios resolvidos:

5) Determine a energia cinética de um móvel de massa 50 kg e velocidade 20 m/s.

Resolução:
               è             è






Exercícios propostos 

01. Um corpo de massa 3,0kg está posicionado 2,0m acima do solo horizontal e tem energia potencial gravitacional de 90J.
A aceleração de gravidade no local tem módulo igual a 10m/s2. Quando esse corpo estiver posicionado no solo, sua energia potencial gravitacional valerá: 
      a) zero
      b) 20J
      c) 30J
      d) 60J
      e) 90J   

resp.  C

02. Um atleta de massa 80kg com 2,0m de altura, consegue ultrapassar um obstáculo horizontal a 6,0m do chão com salto de vara. Adote g = 10m/s2. A variação de energia potencial gravitacional do atleta, neste salto, é um valor próximo de:  

      a) 2,4kJ
      b) 3,2kJ
      c) 4,0kJ
      d) 4,8kJ
      e) 5,0kJ    

resp. C

3. (FUVEST) Um ciclista desce uma ladeira, com forte vento contrário ao movimento. Pedalando vigorosamente, ele consegue manter a velocidade constante. Pode-se então afirmar que a sua:  

      a) energia cinética está aumentando;
      b) energia cinética está diminuindo;
      c) energia potencial gravitacional está aumentando;
      d) energia potencial gravitacional está diminuindo;
      e) energia potencial gravitacional é constante.   

resp. D

observe o texto e descreva todas as transformações de energia...

Para seus alunos
O jogo das energias
De início, o atleta precisa ganhar velocidade, ou seja, transformar o trabalho realizado no deslocamento em energia cinética. Depois, vem o impulso: ele espeta a vara no chão para transformar a energia cinética em potencial. A vara se deforma, armazenando energia elástica — que é restituída ao esportista. Hoje, os atletas fazem uma manobra para ficar de cabeça para baixo, o que permite pulos mais altos. As técnicas e tecnologias do salto com vara proporcionaram o avanço na altura máxima alcançada nas Olimpíadas, como indica o gráfico.