sexta-feira, 20 de maio de 2011

ATIVIDADE 8 - SEMANA 8 - NONO ANO

Caros alunos desculpe-me pela demora da postagem, estou enviando um vídeo que se encontra no link abaixo, e exercícios resolvidos e propostos a respeito do assunto que se trata nossa prova, é importante que todos resolvam os exercícios.
http://www.youtube.com/watch?v=vzGgMe6eAwU&feature=related


Exercícios resolvidos:

1) Um corpo de massa 4 kg encontra-se a uma altura de 16 m do solo. Admitindo o solo como nível de referência e supondo g = 10 m/s2, calcular sua energia potencial gravitacional.

Resolução:
                  è           è

2) Um corpo de massa 40 kg tem energia potencial gravitacional de 800J em relação ao solo. Dado g = 10 m/s2 , calcule a que altura se encontra do solo.

Resolução:
  è       è    è

b) Energia Potencial Elástica (EPE)

É a energia armazenada em uma mola comprimida ou distendida.
Matematicamente

Texto explicativo retangular: onde k é a constante elástica da mola e x é a deformação da mola (quanto a mola foi comprimida ou distendida)
 





Exercícios resolvidos:

3) Uma mola de constante elástica k = 400 N/m é comprimida de 5 cm. Determinar a sua energia potencial elástica.

Resolução: è         è

4) Qual é a distensão de uma mola de constante elástica k = 100 N/m e que está armazenando uma energia potencial elástica de 2J?

Resolução: èèè

2) Energia Cinética (EC)

                Todo corpo em movimento possui uma energia associada a esse movimento que pode vir a realizar um trabalho (em uma colisão por exemplo). A essa energia damos o nome de energia cinética.

Matematicamente


Exercícios resolvidos:

5) Determine a energia cinética de um móvel de massa 50 kg e velocidade 20 m/s.

Resolução:
               è             è






Exercícios propostos 

01. Um corpo de massa 3,0kg está posicionado 2,0m acima do solo horizontal e tem energia potencial gravitacional de 90J.
A aceleração de gravidade no local tem módulo igual a 10m/s2. Quando esse corpo estiver posicionado no solo, sua energia potencial gravitacional valerá: 
      a) zero
      b) 20J
      c) 30J
      d) 60J
      e) 90J   

resp.  C

02. Um atleta de massa 80kg com 2,0m de altura, consegue ultrapassar um obstáculo horizontal a 6,0m do chão com salto de vara. Adote g = 10m/s2. A variação de energia potencial gravitacional do atleta, neste salto, é um valor próximo de:  

      a) 2,4kJ
      b) 3,2kJ
      c) 4,0kJ
      d) 4,8kJ
      e) 5,0kJ    

resp. C

3. (FUVEST) Um ciclista desce uma ladeira, com forte vento contrário ao movimento. Pedalando vigorosamente, ele consegue manter a velocidade constante. Pode-se então afirmar que a sua:  

      a) energia cinética está aumentando;
      b) energia cinética está diminuindo;
      c) energia potencial gravitacional está aumentando;
      d) energia potencial gravitacional está diminuindo;
      e) energia potencial gravitacional é constante.   

resp. D

observe o texto e descreva todas as transformações de energia...

Para seus alunos
O jogo das energias
De início, o atleta precisa ganhar velocidade, ou seja, transformar o trabalho realizado no deslocamento em energia cinética. Depois, vem o impulso: ele espeta a vara no chão para transformar a energia cinética em potencial. A vara se deforma, armazenando energia elástica — que é restituída ao esportista. Hoje, os atletas fazem uma manobra para ficar de cabeça para baixo, o que permite pulos mais altos. As técnicas e tecnologias do salto com vara proporcionaram o avanço na altura máxima alcançada nas Olimpíadas, como indica o gráfico.
 

2 comentários: