Discutindo concepções
epistemológicas
Durante minha vida escolar pude
presenciar principalmente o objetivismo. Na
Educação Infantil a 4ª série objetivismo, já no ensino fundamental 5° serie a 8° serie tive professores que
usavam subjetivismo e objetivismo. No ensino médio tive professores que usavam
o criticismo/fenomenalismo mas a grande maioria ainda fazia o uso do
objetivismo.
Sou representante de uma pedagogia
relacional, interacionista onde o ambiente de sala se torna um ambiente de
questionamentos. Principalmente porque na disciplina de física fica fácil discutir
temas que sejam controversos e interdisciplinares. Uma experiência que posso
comentar sobre minha pequena vida como docente é que um dia quando apliquei uma
avaliação e mais de 50% da turma havia perdido média. Veio-me na cabeça na hora
de pedir para os alunos que fizessem um trabalho de todo conteúdo relacionado á
prova em PPT e apresentasse no dia a ser marcado. E depois haveria uma
reavaliação para recuperação. Pois bem foi um sucesso me impressionei pela
dedicação e interesse da grande m,aior parte dos alunos e da proveitosa
apresentação. E pude constatar na prova de reavaliação que a melhora tinha sido
surpreendente, ou seja 95% dos alunos conseguiram recuperar. desde então sempre
uso esta forma de aprendizagem através de
ferramentas tecnológicas.
Muito bem elaborado seu trabalho.É por esta dedicação,e compromisso com o bom ensino que todos seus alunos te dão nota 10,e você merece
ResponderExcluir