quinta-feira, 10 de maio de 2012

PROJETO MONITORIA 2012


COLÉGIO PROSPERI
DISCIPLINA: FÍSICA








PROJETO MONITORIA









PROFESSOR COORDENADOR: CÉSAR ALENCAR DE SOUZA









Abril 2012
Sumario:



1.      Física
2.      Objetivos Gerais
3.      Justificativa
4.      Objetivos Monitores
5.      Conteúdo e Metodologia
6.      Metodologia de Acompanhamento e Avaliação
7.      Atribuições do Monitor
8.      Cronograma de Trabalhos do Monitor















1.      FÍSICA

            O estudo da disciplina física, dentro de ciências da natureza, se faz de suma necessidade para que se tenha no plano de curso anual uma boa referência externa e interna de aprendizagem. Os alunos precisa-se da interdisciplinaridade no âmbito da sua formação para conseguir se manter competitivo no cenário global. Serão aplicados dentro dos parâmetros curriculares nacionais os conteúdos da presente ementa principalmente por que se encontrarão facilidades com conceitos posteriores tanto no estudo das engenharias quanto na maior parte dos cursos superiores a que os futuros acadêmicos estarão submetidos.


2.      Objetivos Gerais

            Atendimento extraclasse aos alunos que tenham algum tipo de dificuldade relacionada ao conteúdo da ementa apresentado durante o ano letivo.
            Importante ganho intelectual por parte do monitor que terá que aprender ainda mais para poder ajudar um colega de classe.
            Interação entre colegas de classe, monitores e professores orientadores.
            Gerar condições para que o monitor sinta-se feliz em ajudar pedagogicamente um colega, sentindo-se como se fosse um mediador direto do conhecimento transferido ao intelecto cognitivo.


3. Justificativa:

            A disciplina de física infelizmente é uma das grandes causas do grande índice evasão escolar e repetência. Muitos alunos carregam junto com sua bagagem histórica escolar uma deficiência em propriedades básicas e fundamentais para continuidade de conteúdos advindos. Os monitores podem contribuir bastante com os professores na tarefa de revisão de alguns tópicos e correção dos erros dos alunos.
            A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que colabora para a formação coesiva do aluno nas prestezas de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação.
4.      Objetivos Monitores

4.1 Objetivos Gerais

            Desenvolvimento de habilidades para ensinar física, inclusive no nível universitário.

4.2  Objetivos Específicos

            Aprofundar o conhecimento teórico adquirido em assuntos de matemática e física do ensino médio e das disciplinas prendidas.
             Ser apto a resolver exercícios mais difíceis, de identificar aplicações, de coligar as dificuldades dos alunos.
                                                

5.      Conteúdo e Metodologia

5.1 Conteúdo
           
            Todo conteúdo apresentado na ementa do plano anual de curso de física referente a cada bimestre letivo tendo como acompanhamento pedagógico diário as apostilas de ensino didático positivo e ou outras formas de pesquisa como por exemplo internet e livros didáticos.
          
5.2  Metodologia

            O projeto será desenvolvido através de:

            Encontros semanais ou quinzenais do orientador com o monitor para definição e acompanhamento das atividades indicadas pelo orientador;
             Atendimento dos monitores aos alunos das disciplinas prendidas. O atendimento será na sala de monitoria.




6.      Metodologia de acompanhamento e Avaliação

            Lista de presença dos alunos que assistem ao acolhimento de cada monitor da disciplina.
            Constância e execução do horário de atendimento aos alunos.
            Constância e execução do horário dos encontros semanais ou quinzenais com o orientador.
            Cumprimento do prazo de preparação do relatório de monitoria.


7.      Atribuições do Monitor

            Acolher aos alunos para tirar dúvidas referentes à teoria do conteúdo apresentado em sala de aula pelo professor e/ou exercícios das listas propostas referente à disciplina prendida.
            Requerer ao aluno que comparecer ao acolhimento que assine a lista  de apresentação;
            Informar ao orientador caso não possa comparecer ao horário de atendimento por motivo justificado;
            Resolução de exercícios recomendados pelo orientador de temas atinentes as listas de exercícios da disciplina;
            Preparação e apresentação de relatório semanal ou quinzenal da monitoria ao coordenador;
            Assessorar os estudantes em sala de aula;
            Atuar como elo entre professores e alunos, visando ao constante ajustamento da execução dos programas ao natural desenvolvimento da aprendizagem;


8.      Cronograma de Trabalhos do Monitor
            8.1- Abril-Reunião com os acadêmicos selecionados para exercer a função de monitor. Apresentação dos alunos que serão recuperados ou que haverão de tirar duvidas. Acolhimento semanal dos alunos com dificuldade. Final de Abril apresentação de relatório final do mês.
            8.2- Maio-Reunião com os acadêmicos monitores semanalmente. Acolhimento semanal dos alunos com dificuldade. Final de maio apresentação de relatório final do mês.
            8.3- Junho-Reunião com os acadêmicos monitores semanalmente. Acolhimento semanal dos alunos com dificuldade. Final de junho apresentação de relatório final do mês.
            8.4- Julho-Acolhimento condicional aos alunos que tiveram duvida referente a determinados conteúdos apresentados durante o semestre letivo.
            8.5- Agosto-Reunião com os acadêmicos monitores semanalmente. Acolhimento semanal dos alunos com dificuldade. Final de agosto apresentação de relatório final do mês.
            8.6- Setembro-Reunião com os acadêmicos monitores semanalmente. Acolhimento semanal dos alunos com dificuldade. Final de setembro apresentação de relatório final do mês.
            8.7- Outubro-Reunião com os acadêmicos monitores semanalmente. Acolhimento semanal dos alunos com dificuldade. Final de outubro apresentação de relatório final do mês.
            8.9- Novembro-Reunião com os acadêmicos monitores semanalmente. Acolhimento semanal dos alunos com dificuldade. Final de outubro apresentação de relatório final do mês.
            8.10- Dezembro-Acolhimento condicional aos alunos que farão o exame final (estudos autônomos).


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