COLÉGIO
PROSPERI
DISCIPLINA:
FÍSICA
PROJETO
MONITORIA
PROFESSOR
COORDENADOR: CÉSAR ALENCAR DE SOUZA
Abril 2012
Sumario:
1. Física
2. Objetivos
Gerais
3. Justificativa
4. Objetivos
Monitores
5. Conteúdo
e Metodologia
6. Metodologia
de Acompanhamento e Avaliação
7. Atribuições
do Monitor
8. Cronograma
de Trabalhos do Monitor
1.
FÍSICA
O estudo da disciplina física,
dentro de ciências da natureza, se faz de suma necessidade para que se tenha no
plano de curso anual uma boa referência externa e interna de aprendizagem. Os
alunos precisa-se da interdisciplinaridade no âmbito da sua formação para
conseguir se manter competitivo no cenário global. Serão aplicados dentro dos
parâmetros curriculares nacionais os conteúdos da presente ementa
principalmente por que se encontrarão facilidades com conceitos posteriores
tanto no estudo das engenharias quanto na maior parte dos cursos superiores a
que os futuros acadêmicos estarão submetidos.
2.
Objetivos
Gerais
Atendimento
extraclasse aos alunos que tenham algum tipo de dificuldade relacionada ao
conteúdo da ementa apresentado durante o ano letivo.
Importante
ganho intelectual por parte do monitor que terá que aprender ainda mais para
poder ajudar um colega de classe.
Interação
entre colegas de classe, monitores e professores orientadores.
Gerar
condições para que o monitor sinta-se feliz em ajudar pedagogicamente um
colega, sentindo-se como se fosse um mediador direto do conhecimento
transferido ao intelecto cognitivo.
3. Justificativa:
A
disciplina de física infelizmente é uma das grandes causas do grande índice
evasão escolar e repetência. Muitos alunos carregam junto com sua bagagem
histórica escolar uma deficiência em propriedades básicas e fundamentais para
continuidade de conteúdos advindos. Os monitores podem contribuir bastante com
os professores na tarefa de revisão de alguns tópicos e correção dos erros dos
alunos.
A
monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que colabora para a
formação coesiva do aluno nas prestezas de ensino, pesquisa e extensão dos
cursos de graduação.
4.
Objetivos
Monitores
4.1 Objetivos Gerais
Desenvolvimento
de habilidades para ensinar física, inclusive no nível universitário.
4.2 Objetivos
Específicos
Aprofundar
o conhecimento teórico adquirido em assuntos de matemática e física do ensino
médio e das disciplinas prendidas.
Ser apto a resolver exercícios mais difíceis,
de identificar aplicações, de coligar as dificuldades dos alunos.
5.
Conteúdo
e Metodologia
5.1 Conteúdo
Todo conteúdo apresentado na ementa do plano anual de curso
de física referente a cada bimestre letivo tendo como acompanhamento pedagógico
diário as apostilas de ensino didático positivo e ou outras formas de pesquisa
como por exemplo internet e livros didáticos.
5.2 Metodologia
O projeto será desenvolvido através
de:
Encontros
semanais ou quinzenais do orientador com o monitor para definição e
acompanhamento das atividades indicadas pelo orientador;
Atendimento dos monitores aos alunos das
disciplinas prendidas. O atendimento será na sala de monitoria.
6.
Metodologia
de acompanhamento e Avaliação
Lista
de presença dos alunos que assistem ao acolhimento de cada monitor da
disciplina.
Constância
e execução do horário de atendimento aos alunos.
Constância
e execução do horário dos encontros semanais ou quinzenais com o orientador.
Cumprimento
do prazo de preparação do relatório de monitoria.
7.
Atribuições
do Monitor
Acolher
aos alunos para tirar dúvidas referentes à teoria do conteúdo apresentado em
sala de aula pelo professor e/ou exercícios das listas propostas referente à
disciplina prendida.
Requerer
ao aluno que comparecer ao acolhimento que assine a lista de apresentação;
Informar
ao orientador caso não possa comparecer ao horário de atendimento por motivo
justificado;
Resolução
de exercícios recomendados pelo orientador de temas atinentes as listas de
exercícios da disciplina;
Preparação
e apresentação de relatório semanal ou quinzenal da monitoria ao coordenador;
Assessorar os estudantes
em sala de aula;
Atuar
como elo entre professores e alunos, visando ao constante ajustamento da
execução dos programas ao natural desenvolvimento da aprendizagem;
8.
Cronograma
de Trabalhos do Monitor
8.1- Abril-Reunião com os acadêmicos
selecionados para exercer a função de monitor. Apresentação dos alunos que
serão recuperados ou que haverão de tirar duvidas. Acolhimento semanal dos
alunos com dificuldade. Final de Abril apresentação de relatório final do mês.
8.2- Maio-Reunião com os acadêmicos
monitores semanalmente. Acolhimento semanal dos alunos com dificuldade. Final
de maio apresentação de relatório final do mês.
8.3- Junho-Reunião com os acadêmicos
monitores semanalmente. Acolhimento semanal dos alunos com dificuldade. Final
de junho apresentação de relatório final do mês.
8.4-
Julho-Acolhimento condicional aos alunos que tiveram duvida referente a
determinados conteúdos apresentados durante o semestre letivo.
8.5- Agosto-Reunião com os
acadêmicos monitores semanalmente. Acolhimento semanal dos alunos com
dificuldade. Final de agosto apresentação de relatório final do mês.
8.6- Setembro-Reunião com os
acadêmicos monitores semanalmente. Acolhimento semanal dos alunos com
dificuldade. Final de setembro apresentação de relatório final do mês.
8.7- Outubro-Reunião com os acadêmicos
monitores semanalmente. Acolhimento semanal dos alunos com dificuldade. Final
de outubro apresentação de relatório final do mês.
8.9- Novembro-Reunião com os
acadêmicos monitores semanalmente. Acolhimento semanal dos alunos com
dificuldade. Final de outubro apresentação de relatório final do mês.
8.10-
Dezembro-Acolhimento condicional aos alunos que farão o exame final (estudos
autônomos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário