sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ATIVIDADE SEMANA 1- AULA1- 2° ANO ENSINO MÉDIO

Na fisica clássica, define-se equilíbrio estático como o arranjo de forças atuantes sobre determinado corpo em repouso de modo que a resultante dessas forças tenha módulo igual a zero. Ou seja, todo e qualquer corpo estará parado (nesse caso, parado no sentido de ausente de movimento, acelerado ou não) em relação a um ponto referencial se, e somente se, as resultantes das forças aplicadas sobre ele forem nulas.




No cotidiano, basicamente tudo que está em repouso perante os olhos (nosso ponto referencial padrão) está em equilíbrio estático, como: um aparelho de TV sobre uma estante, uma cadeira, um livro sobre uma mesa. Caso alguma força aja sobre esses objetos, de modo que vença quaisquer obstáculos contrários – como a FORÇAS DE ATRITO-, a força resultante final será diferente de zero e o corpo entrará em movimento.

Equilíbrio em um Ponto Material

Um ponto material é apenas uma abstração para dimensões não consideráveis. Portanto, se um diagrama de forças agirem sobre esse ponto, o mesmo não irá interferir na força resultante final, já que qualquer força aplicada sobre ele estará localizada “no mesmo lugar” – não haverá espaço entre as forças atuantes.
Observe o seguinte diagrama de forças:

Considerando-se que |F2|≠|F1|≠|F3|, o diagrama só estará em equilíbrio se a soma dessas forças (retirando-se o módulo) for zero. E, como a força F1 está inclinada sobre determinado ângulo com a horizontal, deve-se decompô-la em forças vetoriais no campo das ordenadas (y) e das abscissas (x).
Adotando-se o referencial positivo para cima e para a direita, o equilíbrio estático só será verdadeiro se:
F1y = F3 -> F1senθ = F3
F1x = F2 -> F1cosθ = F2


questionamento da semana: vocês irão fazer um comentário no próprio blog ou entregar por escrito na segunda feira.


(UNAMA/PA) João Fortus é um futuro aluno da Unama que adora colocar em prática os conceitos da Física, como no uso de roldanas para facilitação de aplicação de forças, muito comuns nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Fisioterapia. Para uma balança A (ver figura) que afere o valor de 200 kgf para um bloco de metal, a força, em kgf, que João deverá aplicar na corda para que a balança passe a marcar, apenas, 40 kgf será de:



a -
40
b -
60
c -
80
d -
100




(PUC-RIO)
Um objeto de massa m = 1 kg é pendurado no teto por um cabo rígido de massa desprezível. O objeto encontra-se imóvel, e a aceleração da gravidade no local é de g = 10 m/s2.
A tração no cabo e a aceleração do objeto, respectivamente, são:



a -
5 N; 0 m/s2
b -
5 N; 10 m/s2
c -
10 N; 0 m/s2
d -
10 N; 10 m/s2
e -
0 N; 0 m/s2



REFERÊNCIA
http://www.youtube.com/watch?v=Lu8naZ7HEaM
http://www.infoescola.com/fisica/equilibrio-estatico/

Um comentário: